Médicos acusados de matar pacientes para retirar rins são julgados em Taubaté

Começou hoje o julgamento de três médicos acusados de matar quatro pacientes para transplantes de rim em Taubaté. Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Rui Noronha Sacramento e Mariano Fiori Júnior vão a júri popular por homicídio doloso (com intenção de matar). Eles teriam provocado a morte de Miguel da Silva, Alex de Lima, Irani Gobo e José Faria Carneiro para extrair os rins das vítimas para transplantar em outros pacientes, entre setembro e dezembro de 1986.

Também foram denunciados pelos mesmos crimes os médicos Antônio Aurélio de Carvalho Monteiro, que faleceu no ano passado, e José Carlos Natrielli de Almeida, que acabou impronunciado a pedido do Ministério Público. Segundo o Ministério Público, os médicos usavam diagnósticos falsos de morte encefálica para retirar os órgãos das vítimas. Após a operação, o neurocirurgião e legista Mariano Fiori concluía como causa mortis como traumatismo craniano, raquimedular ou aneurisma, ocultando a causa direta: a retirada dos rins.

Os prontuários médicos e os laudos das angiografias cerebrais relativos a esses pacientes foram apreendidos e submetidos à análise de peritos, que concluíram que as vítimas não tinham diagnóstico seguro de morte encefálica apta a amparar a realização das cirurgias nefrectomias bilateriais (retirada dos rins). A previsão é que o júri popular dure quatro dias, ou seja, se estenda até a noite de quinta-feira. O inquérito do caso levou 11 anos para ser concluído e em seguida teve início o processo que se arrastou até agora, culminado no julgamento 25 anos após as denúncias.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.