Aumenta otimismo do brasileiro sobre o país

Estudo divulgado hoje pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que os brasileiros seguem otimista quanto à situação socioeconômica do país. O Índice de Expectativas das Famílias subiu 1,7 ponto em agosto em relação a julho, passando de 63,5 para 65,2 pontos –o otimismo se configura com o nível acima de 60 pontos.

O otimismo do brasileiro captado pelo IEF é evidenciado também pela intenção de consumo das famílias. Mais da metade –56,8%– afirmou em agosto que estava em um momento propício para adquirir bens duráveis, contra 38,3% das famílias que discordaram dessa avaliação. Além disso, 80,4% se consideraram seguros em seus postos de trabalho.

O levantamento do Ipea, realizado em 3.810 domicílios de 200 municípios em todo o país, mostra ainda que 56,8% dos pesquisados acreditam que o Brasil passará por melhores momentos nos próximos 12 meses. O número é 3,6 pontos porcentuais maior que o verificado no mês anterior (53,2%). Para o médio prazo (até 5 anos), aqueles que acham que a situação brasileira estará melhor passou de 53% em julho para 56,4% em agosto.

A pesquisa revela ainda que 73,8% das famílias pesquisadas afirmaram que estão em melhor situação financeira que há um ano. Na projeção para o próximo ano, 81,6% dos consultados em agosto acreditam que sua situação financeira vai melhorar. Em relação ao endividamento, os índices mostram estabilidade: 9,7% se consideram muito endividados, ante 9,2% em julho, e 52,2% afirmam não possuir dívidas, ante 52% no mês anterior.

Deixe um comentário