RM Vale: o desafio da nova realidade

A lei que criou a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin no dia 9 de janeiro em cerimônia no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. E já ‘nasceu’ com o status de terceira maior do Estado e a décima maior do país, superando 27 regiões metropolitanas brasileiras, algumas lideradas por capitais, como Belém, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Manaus e Curitiba.

Chegou após dez anos de espera, desde que o projeto foi apresentado à Assembleia Legislativa de São Paulo pelo deputado Carlinhos Almeida (PT). Ficou parado até 2007, quando uma ofensiva conduzida pela Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba acelerou a tramitação, análise, discussão e aprovação da proposta, que virou realidade há apenas quatro meses.

Com quase 2,3 milhões de habitantes, R$ 55,5 bilhões de PIB –5,13% de toda a riqueza gerada no Estado–, a RM Vale virou a esperança de crescimento sustentável, principalmente às pequenas cidades há muito paradas no tempo, sofrendo com enxutos orçamentos municipais. Foi criada para permitir o planejamento e a gestão de questões e problemas comuns aos 39 municípios da região.

E nesse contexto, investimentos em saúde, segurança pública, educação, saneamento básico e transporte dominam a pauta de prioridades. Tudo isso sem esquecer a esfera microrregional, principalmente nas cidades do Vale Histórico, onde é preciso recuperar estradas e promover o turismo para fortalecer a economia.

A RM Vale precisa acelerar o desenvolvimento das cidades. A lei já foi criada e agora os prefeitos precisam fazer a sua parte: cobrar por mais verba do gorverno do Estado e pensar no crescimento regional, independentemente de siglas partidárias. E nesse processo, a contibuição da população será escolher nas eleições municipais deste ano os prefeitos que vão enfrentar o desafio de conduzir essa nova realidade para a região a partir de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s